22 de novembro de 2010

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE

Três Reis Magos

O Rio Grande do Norte é a terra do sol, de praias de areias brancas, dunas, coqueiros, e muita paz. Um lugar para descansar, admirando a beleza da paisagem. Aqui o verão dura o ano inteiro e o calor é amenizado por uma brisa constante. Com 400 km de litoral, o Estado tem mais praias com ondas, boas para o surfe e praias quase desertas, com dunas e coqueiros.


NATAL


O estilo Neoclássico, trazido pela Missão Artística ao Brasil, atravessou todo o século XIX e deixou alguns exemplares arquitetônicos significativos ainda existentes no Rio Grande do Norte, especialmente em Natal. O século XIX trouxe os bairros de Tirol e Petrópolis.


O plano foi traçado pelo Arquiteto italiano Antônio Polidrelli. Em 1902, a instalação da Comissão das obras do Porto impulsionaram o povoamento da Ribeira.


Em 1929, o italiano Giacomo Palumbo, a convite do prefeito Omar O'Grady elaborou o Plano de Sistematização para Expansão Urbana de Natal. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Rio Grande do Norte foi escolhido pelos militares americanos para a instalação de uma base aérea, devido a sua privilegiada posição geográfica. Parnamirim, cidade pertencente a Grande Natal, foi escolhida como sede da base, e tornou-se então conhecida como o ''Trampolim da Vitória''.


A partir daquele período foi crescente a evolução urbana de Natal. A cidade expandiu-se, novos bairros foram criados e abertas largas avenidas. A via costeira foi implantada, com uma ampla rede de confortáveis hotéis. Natal continua crescendo a cada dia, novos prédios são construídos diariamente. O elevado números de turistas que visita a cidade, já elevou a Cidade à condição de Polo Turístico Regional


Praia de Ponta Negra


Nem precisa entrar o verão para o Rio Grande do Norte se encher de beleza. Afinal, o calor reina durante todo o ano no extremo nordeste brasileiro, atraindo mais de 500 mil turistas de todo o mundo. Grande parte chega no sul do país e não se importa de percorrer mais de três mil quilômetros para aqui chegar. A certeza de que uma água de coco bem gelada estará à espera sob a sombra de um coqueiro reconforta quem vem de longe. Seja para relaxar ou badalar, Natal é o destino perfeito para as suas férias.


NATAL ANTIGA


Palácio Felipe Camarão - Prefeitura de Natal

A herança de estilo neoclassico predominante no século XIX é bastante visível nos bairros mais antigos de Natal. A arquitetura peculiar do bairro da Ribeira, nas proximidades do Centro da Cidade, chamam a atenção por sua imponente beleza. Na larga Avenida Duque de Caxias, o movimento intenso no dia-a-dia, devido a seus prédios públicos e repartições, disfarçam um pouco a história que emana de seus casarões. 

Solar Bela Vista

Póis se o natalense acostumou-se a beleza dos casarões, o turista pode ter ótimas surpresas ao visitar a Av. Duque de Caxias. Prédios como o Grande Hotel, o Teatro Alberto Maranhão, o Solar Bela Vista e o Palácio Felipe Camarão, atual sede do Governo Municipal, carregam consigo mais de dois séculos de história. Muitos deles podem ser visitados.


Em todo o bairro da Ribeira, e no Centro da Cidade pode-se encontrar casarões belíssimos. Todos exalando a história e a memória das muitas gerações que ali passaram. Confira a beleza de alguns desses monumentos.


Confira abaixo um mapa da cidade de Natal/RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário